Quem somos?


O que é o COMIDI (Conselho Missionário Diocesano)?
É um conselho que atua no nível diocesano e formado por um grupo de pessoas (ordenados, consagrados e leigos) que tem o compromisso de ajudar os membros da Igreja local a viver a dimensão missionária do seu batismo. Não é uma pastoral a mais e sim um meio para despertar o ardor missionário em todos os batizados que estão engajados nas pastorais, nos movimentos e organismos.

Por que o COMIDI?
Considerando que toda a Igreja é missionária, por sua natureza (RMi 62), o COMIDI torna-se um instrumento para promover a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e organismos na diocese, motiva a própria Igreja local a sair continuamente de suas fronteiras e a cooperar com a missão "ad gentes", levando todos a atingirem a meta proposta por Jesus Cristo, a implantação do Reino de Deus (Mt 16,15).

Para que existe?
O COMIDI existe para organizar e realizar animação, formação, informação e cooperação missionária em todos os níveis eclesiais da diocese. Concretamente:
- ajudar na implantação de estruturas e organismos missionários na diocese (Conselhos Missionários Paroquiais - COMIPA; Conselho Missionário de Seminaristas - COMISE; Infância e Adolescência Missionária - IAM; Juventude Missionária - JM; Famílias Missionárias);
- manter vínculo e cooperar com os organismos missionários em nível diocesano, regional e nacional;
- trabalhar em sintonia e colaboração com as pastorais, inserindo a dimensão missionária na Pastoral Orgânica da diocese;
- propagar e incentivar a reflexão sobre a missiologia e a evangelização,
- proporcionar ocasiões de formação missionária;
- favorecer o desenvolvimento da espiritualidade missionária e educar para universalidade;
- conhecer, integrar, apoiar e desenvolver ações em conjunto com as instituições e organismos missionários da diocese;
- criar e alimentar projetos missionários além fronteiras e ad gentes, cooperando com a missão universal.

Postar um comentário

0 Comentários