Terço Missionário


O Terço de Nossa Senhora é uma oração simples e popular. Saudamos e louvamos Nossa Senhora, Mãe de Deus e nossa, de forma carinhosa e confiante.

Por ser uma oração simples todos podemos rezá-la. Rezando o Terço, tornamo-nos discípulos missionários de Jesus e nos dispomos, como Maria, pela força do Espírito Santo, a realizar a missão de Jesus, o Enviado do Pai.

Há 175 anos atrás, em Liojn, França, a jovem Paulina Jaricot fundava a Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Iluminada pelas palavras de Jesus, "a messe é grande, mas os operários são poucos, pedi ao senhor da messe que envie trabalhadores", lançou o Rosário Vivo. Em pouco tempo, milhões de pessoas, na França e em outros países, uniram-se a uma enorme corrente de solidariedade para meditar e rezar pelas grandes intenções da Igreja: a salvação de todos e as Missões.

"A oração deve acompanhar os passos dos missionários, para que o anúncio da Palavra se torne eficaz, pela graça divina" (Redemptoris Missio, n. 78).

As cores do Terço Missionário
O Bispo Fulton Sheen, quando era Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionárias nos Estados Unidos, teve a ideia do 'Terço Missionário'. O Terço é formado por cinco dezenas; cinco também são os continentes do mundo. Ele escolheu para cada Continente uma cor que, de alguma forma, recorda suas características. Então, ao rezar cada dezena, pede-se que todas as pessoas que vivem nesse Continente conheçam Jesus e amem a Deus e aos irmãos.

1. A cor verde faz-nos pensar na África, com suas florestas e também a esperança do crescimento da fé que está acontecendo graças à presença e ação evangelizadora de tantos missionários e missionárias.

2. A cor vermelha lembra a América, as Américas, por causa da cor da pele dos primeiros habitantes, os índios, os 'peles vermelhas'. É também a terra vermelha por causa do sangue derramado desses povos na época das conquistas e pelos mártires de ontem e de hoje.

3. A cor branca leva-nos a pensar na Europa, terra da 'raça branca' e por causa da presença do Papa, o Mensageiro da Paz, o grande missionário do mundo.

4. A cor azul lembra a Oceania, continente formado por muitas ilhas cercadas pelas águas azuis de seus mares. Esse Continente situa-se no longínquo horizonte azul da missão que necessita de missionários, mas que já envia seus evangelizadores, inclusive para o nosso Brasil.

5. A cor amarela quer lembrar a Ásia, continente da 'raça amarela', berço das antigas civilizações, culturas e religiões. Na Ásia encontra-se mais da metade da população do planeta e a menor porcentagem de cristãos. Suas populações vivem os extremos da riqueza e da pobreza.


Pela oração do Terço Missionário, praticamos a primeira forma de cooperação missionária que é rezar pelas missões. Desse modo, o mandato universal para a missão ad gentes: "Ide e fazei discípulos todos os povos" (Mt 28, 19) é colocado em prática. Pela oração do Terço Missionário podemos nos encontrar com todos os povos, raças e culturas da terra. Atingimos, dessa forma, os imensos horizontes da missão. Rompem-se os egoísmos e as intenções interesseiras em nossas orações para rezar pelas necessidades de todos os habitantes de nossa casa comum.

Postar um comentário

0 Comentários