Vigília Missionária


Vigília Missionária - 19 de outubro de 2019
Tema: "Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo"
Indicações para o espaço orante: Cruz Missionária, bandeira ou logo do Mês Missionário Extraordinário, Círio Pascal ou uma vela grande, jarro ou bacia com água (ou pia batismal), velas pequenas para toda a comunidade (devem ser entregues a cada pessoa na chegada). Distribuir as leituras, verificar as canções e dinâmicas. É oportuno iniciar a vigília com o mínimo de luzes ou, até mesmo, no escuro.

1. REFRÃO MEDITATIVO (para ajudar a criar clima orante)
Confiemo-nos ao Senhor, ele é justo e tão bondoso.
Confiemo-nos ao Senhor, aleluia.
ou
Onde reina o amor, fraterno amor.
Onde reina o amor, Deus aí está.

2. MOTIVAÇÃO INICIAL:
Animador(a): "Batizados e enviados,a Igreja de Cristo em missão no mundo". Hoje nos reunimos com toda a Igreja, para celebrar uma vigília de oração em preparação ao Dia Mundial das Missões, que será celebrado amanhã. Neste Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco, somos convidados a intensificar nossas orações, ações e solidariedade concreta em prol das missões ad gentes, além-fronteiras... Visando ainda as celebrações dos 30 anos de criação da nossa Diocese de São Miguel Paulista e a preparação do 7º Plano Diocesano de Pastoral, somos motivados a efetuar a ação missionária em nossas comunidades. Iniciemos nossa vigília em pé, recebendo o Círio Pascal, luz de Cristo que ilumina a vida da nossa comunidade e de todos os missionários e missionárias presentes nos cinco continentes.

3. ABERTURA (todos de pé. Melodia do Ofício das Comunidades)
- Venham ó missionários, ao Senhor cantar! (bis)
Ao Deus do universo, venham festejar!
- Seu amor por nós, firme para sempre! (bis)
Sua fidelidade dura eternamente. (bis)
(Um representante entra com o Círio, a comunidade vai acendendo suas velas, partilhando a luz enquanto o hino prossegue)
- Para ti, Senhor, toda noite é dia. (bis)
A escuridão mais densa logo se alumia. (bis)
- És a luz do mundo, és a luz da vida! (bis)
Cristo Jesus resplende: és nossa alegria! (bis)
- A tua passagem nos dá vida e paz. (bis)
Tua presença amiga só prazer nos traz. (bis)
- Glória ao Pai e ao Filho e ao Santo Espírito. (bis)
Glória à Trindade Santa, glória ao Deus bendito. (bis)
- Aleluia irmãs, aleluia irmãos! (bis)
Povo agradecido faça louvação. (bis)
(A comunidade apaga as velas, deixando apenas o Círio aceso)

4. RECORDAÇÃO DA VIDA (sentados)
Animador(a): Recordando a vida que é defendida por irmãos e irmãs missionários nas diversas realidades e culturas, convidamos alguns missionários presentes para se aproximarem e tocarem a Cruz, que nos remete ao Cristo Missionário "caminheiro" com a Igreja.
(Os missionários aproximam-se e tocam a Cruz, enquanto a comunidade recorda nomes de pessoas comprometidas com o Evangelho, com a integridade da criação, da justiça e da paz; pode-se recordar também nomes de pessoas que colaboraram na construção e no trabalho pastoral da comunidade)

5. HINO: Por uma grande missão (em pé)

Um dia, como qualquer outro dia,
O Senhor me criou para uma grande missão.
Um jovem, como qualquer outro jovem.
O Senhor me chamou para uma grande missão.
Eu nada sabia, eu nada entendia,
Eu nada previa de uma grande missão.
Eu me encantei, me apaixonei,
O barco larguei por uma grande missão.

Eu disse sim, ó Senhor!
Eu disse sim por amor!
Pronto pra ir eu estou para uma grande missão. (bis)

Um mundo, como qualquer outro mundo,
O Senhor me elegeu para uma grande missão.
Um povo, como qualquer outro povo,
O Senhor me enviou para uma grande missão.
Eu não resisti, eu quase morri,
Chorei e sorri por uma grande missão.
A vida arrisquei, eu tudo deixei
E a cruz carreguei por uma grande missão.

Eu disse sim, ó Senhor!
Eu disse sim por amor!
Pronto pra ir eu estou para uma grande missão.
Eu disse sim, ó Senhor!
Eu disse sim por amor!
Pronto pra ir eu estou para uma nova missão.

6. SALMO 120 (121) (sentados)
Animador(a): Como os antigos peregrinos em suas romarias a Jerusalém, peçamos ao Senhor que no caminho da missão nos guarde e nos acompanhe.

Refrão (melodia: 'envia teu Espírito...'):
Ó Senhor, tu és o nosso protetor.
és o Deus que nos envia em missão.
- Eu levanto meus olhos para os montes:
onde está quem me ajuda, adonde?...
Meu socorro está no Senhor,
que os céus e a terra formou!
- Tu não vais tropeçar nas estradas,
acordado está quem te guarda!
Um cochilo tirar pode não
o vigia da santa nação!
- O Senhor fica sempre a teu lado,
te guardando com todo o cuidado!
Que o fogo do sol não te açoite,
nem a lua te ofenda de noite!
- Ele vai te livrar dos desastres,
ele sempre te afasta dos males:
Te protege no ir, no voltar,
toda hora sem nunca faltar!
- A Deus Pai seja todo louvor,
e a seu Filho, Jesus, Salvador,
e ao Espírito Santo também,
na sequência dos tempos. Amém!

7. LEITURA BÍBLICA - Mt 28,18-20
Leitor(a) 1: Então Jesus se aproximou, e falou: "Toda a autoridade foi dada a mim no céu e sobre a terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo." Palavra da Salvação.
Todos: Glória a vós, Senhor!
(Breve silêncio meditativo. Pode-se repetir algumas palavras ou frases do salmo e/ou do evangelho para melhor assimilar)

8. REFLEXÃO DA PALAVRA (sentados)
Animador(a): O Salmo 120 (121), que cantamos há puco, também era cantado pelo povo de Israel, especialmente quando estavam caminhando rumo à Jerusalém nas "peregrinações anuais". Faz-nos lembrar das nossas canções de romarias, algumas das quais muito conhecidas. De longe se avistava o monte, que vai crescendo à medida em que se vai aproximando. Um caminho rumo ao Senhor, o Criador, o Onipotente, o Protetor... Ele, na verdade, caminha junto, lado a lado. Acompanha o romeiro, o peregrino, o missionário.
Todos: O Senhor fica sempre a teu lado, te guardando com todo cuidado! Que o fogo do sol não te açoite, nem a lua te ofenda de noite! (pode ser cantado, com a mesma melodia anterior)

Leitor(a) 1: O Evangelho que escutamos está no último capítulo e versículos de Mateus. É o mandato missionário de Jesus após a ressurreição e antes de subir aos céus. O envio dos discípulos para todos os povos sintetiza a missão além-fronteiras da Igreja, de "ir" a todas as nações para que elas conheçam o projeto de Deus e se tornem também seguidoras desse projeto, "discípulos missionários".
Todos: Ide e fazei discípulos todos os povos!

Leitor(a) 2: Assim como no Salmo vimos que Deus-Pai caminha com seu povo, no Evangelho percebemos que Jesus, Deus-Filho, caminha com seus discípulos na missão de ir pelo mundo. E hoje podemos ter a certeza de que o Espírito de Deus está sempre presente em nossa missão no mundo.
Todos: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura!

Leitor(a) 3: Nesta vigília do Dia Mundial das Missões, neste Mês Missionário Extraordinário, queremos fortalecer a "consciência da missão ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral", conforme desejo do Papa Francisco. Ao proclamar outubro de 2019 como Mês Missionário Extraordinário, acolhendo a proposta da Congregação para a Evangelização dos Povos, o Papa quer animar todos os fiéis para que "tenham verdadeiramente a peito o anúncio do Evangelho e a transformação das suas comunidades em realidades missionárias e evangelizadoras", aumentando o amor pela missão.
Todos: Ide pelo mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura!

Leitor(a) 4: O Mês Missionário Extraordinário deseja, ainda, fazer memória dos cem anos da Carta Apostólica Maximum Illud, do Papa Bento XV. "Com espírito profético e ousadia evangélica, a Carta exortara a sair das fronteiras das nações, para testemunhar a vontade salvífica de Deus através da missão universal da Igreja", escreveu o Papa Francisco, quase cem anos depois. E continua: "A aproximação do seu centenário sirva de estímulo para superar a tentação frequente que se esconde por detrás de cada introversão eclesial, de todo o fechamento pessimismo pastoral, de toda a estéril nostalgia do passado, para, em vez disso, nos abrirmos à jubilosa novidade do Evangelho".
Todos: Que possamos vencer a tentação de nos fecharmos em nós mesmos, de sermos pessimistas e acomodados, e, com ajuda do Espírito Divino, possamos nos abrir à alegria do Evangelho!

Leitor(a) 5: O tema do Mês Missionário Extraordinário é o tema desta vigília, "Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo". De fato, pelo Batismo passamos a ser discípulos missionários de Jesus, ungidos para "ir, sem medo, para servir", como afirmou o Papa Francisco aos jovens que estavam na Jornada do Rio de Janeiro, em 2013. O convite vale para todos e todas.
Todos: Somos batizados e enviados em missão, sem medo, para servir, com alegria, para levar a Boa-Nova a todas as Nações, batizando outros para que também estes sejam discípulos missionários de Jesus!

Leitor(a) 6: O Papa Bento XV, que exerceu seu pontificado de 1914 a 1922, presenciou os conflitos e as consequências da primeira Guerra Mundial (1914-1918). Metade de seu ministério foi no esforço de acabar com o conflito e ajudar a construir a paz mundial. A missão dos discípulos missionários de Jesus, ontem, hoje e sempre, é justamente construir a paz.
Todos: Vamos acreditar, despertar para manter o sonho de concretizar a justiça e a paz em nossas famílias, comunidades, na sociedade, no país e no mundo. Queremos abraçar esta missão!

9. CANTO: Ardor Missionário

Senhor, toma minha vida nova,
Antes que a espera desgaste anos em mim.
Estou disposto ao que queiras,
Não importa o que seja, Tu chamas-me a servir.

Leva-me aonde os homens necessitem Tua palavra,
Necessitem de força de viver,
Onde falte a esperança,
Onde tudo seja triste,
Simplesmente por não saber de Ti!

Te dou meu coração sincero
Para gritar sem medo, formoso é Teu amor.
Senhor, tenho alma missionária,
Conduza-me à terra que tenha sede de Ti.

E assim, eu partirei cantando,
Por terras anunciando, Tua beleza, Senhor;
Terei meus braços sem cansaço,
Tua história em meus lábios e força na oração.

10. CREDO MISSIONÁRIO (Enquanto se reza, em dois coros, representantes da assembleia - ou toda a assembleia - passarão e tocarão com as mãos a água da bacia. Caso haja muitas pessoas, alguns da equipe poderão ir aspergindo a assembleia com a água retirada do jarro principal)

Animador(a): Reafirmando nosso compromisso de batizados e enviados, vamos rezar o credo missionário, enquanto alguns representantes de nossa comunidade tocarão a água no jarro, símbolo da vida nova que recebemos no Batismo.

Lado A: Cremos que Deus nos escolheu desde o seio materno, nos chamou por sua graça e resolveu revelar a nós o seu Filho, para que O anunciássemos (Gl 1,15-16) até os confins da terra (At 1,8).

Lado B: Cremos ser missionários e missionárias por vocação, servos e servas de Jesus Cristo, escolhidos e escolhidas para anunciar o evangelho de Deus (Rm 1,1).

Lado A: Cremos que a missão não vem de nós, ela é a resposta ao Plano do Pai, que em seu imenso amor, quer a salvação da humanidade e por isso lhe "deu seu Filho único, para que todo o que Nele crer não pereça, mas tenha vida eterna" (Jo 3,16).

Lado B: Cremos que Cristo Jesus nos considerou dignos de confiança tornando-nos aptos para o seu serviço (1Tm 1,12) missionário e profético em nossas comunidades que querem "ver e encontrar Jesus" (Jo 12,21), "Caminho, Verdade e Vida" (Jo 14,6).

Lado A: Cremos que, como batizados e batizadas, devemos "Comportar-nos de maneira digna da vocação a que fomos chamados" (Ef 4,1), levando aos irmãos e irmãs o anúncio do Ressuscitado: "Vimos o senhor" (Jo 20,25).

Lado B: Cremos que é tarefa da Igreja continuar a missão iniciada por Jesus. Foi Dele que, no dia da Ascensão, recebeu o mandato: "Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos" (Mt 28,18-19).

Lado A: Cremos que o Espírito Santo acompanha a Igreja em suas atividades missionária, pois o Cristo prometeu estar conosco "todos os dias, até o fim do mundo" (Mt 28,20).

Lado B: Cremos na Igreja missionária, geradora de esperança, que caminha ao lado dos pobres e excluídos (Lc 4,18-20) e que anda nas estradas do mundo "sem ser  do mundo" (Jo 17,15).

Todos: Cremos que Maria, Estrela da Evangelização, faz  caminho com todos os missionários e missionárias, ensinando-lhes a aceitar com alegria o pedido feito nas bodas de Caná: "fazei  tudo o que Ele vos disser" (Jo 2,5). Amém!

11. PRECES DA COMUNIDADE (em pé)
Animador(a): Em comunhão com toda a Igreja em vigília, como filhos(as), amados(as) que confiam e esperam a resposta de Deus, clamemos: "Senhor, escutai a nossa prece".

1. Pela Igreja, para que, na unidade com o Papa Francisco, desperte sempre mais a Missão, como paixão por Cristo e por seu povo e o anúncio do Evangelho chegue nas realidades além-fronteiras, onde a vida clama, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

2. Pelo Papa Francisco, para que Deus o fortaleça no firme empenho de contribuir para uma Igreja em saída, com renovada consciência batismal, profunda e eficaz alegria que brota do Evangelho, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

3. Para que a humanidade se redescubra como irmã, capaz de construir a paz e a concórdia entre todos os povos, e reencontrar a alegria e a esperança do convívio fraterno, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

4. Pelo Sínodo Especial para a Amazônia, que está acontecendo nestes dias, que o Espírito de Deus inspire e acompanhe na busca de novos caminhos à Igreja e para uma ecologia integral, que respeitem a diversidade dos povos e culturas, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

5. Pelas nossas comunidades, para que nos empenhemos na solução dos graves problemas do nosso país, deixando-nos guiar pelos valores cristãos, sobretudo pelo diálogo e respeito às diferenças, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

6. Por todos os missionários espalhados pelo mundo inteiro, para que se sintam fortalecidos na fé, sustentados pela força de Cristo, crucificado-ressuscitado e perseverem fielmente na missão, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

7. Pela nossa Diocese de São Miguel Paulista que celebra seus 30 anos de criação e hoje pela manhã realizou sua assembleia diocesana em vista do 7º Plano Diocesano de Pastoral, para que nossos grupos, pastorais, organismos, comunidades e paróquias sejam, verdadeiramente, missionárias na ação evangelizadora, rezemos:
Todos: Senhor, escutai a nossa prece.

12. ORAÇÃO DO MÊS MISSIONÁRIO EXTRAORDINÁRIO
Animador(a): Rezemos juntos a oração do Mês Missionário Extraordinário:

Pai Nosso, o Teu filho unigênito Jesus Cristo,
ressuscitado de entre os mortos,
confiou aos seus discípulos:
“Ide e fazei discípulos todos os povos”.
Recorda-nos que, pelo batismo,
tornamo-nos participantes da missão da Igreja
Pelos dons do Espírito Santo, concedei-nos
de sermos testemunhas do Evangelho,
corajosos e vigilantes,
para que a missão confiada à Igreja,
ainda longe de estar realizada,
encontre novas e eficazes expressões
que levem vida e luz ao mundo.
Ajudai-nos, Pai Santo,
a fazer com que todos os povos
possam encontrar-se com o amor
e a misericórdia de Jesus Cristo,
Ele que é Deus convosco, e vive e reina
na unidade do Espírito Santo,
agora e para sempre. Amém.

13. PAI-NOSSO

14. MAGNIFICAT (O Canto de Maria do Povo, de Padre Zezinho)
Animador(a): Maria é a grande missionária do Pai. Com o Magnificat, ela alimenta a esperança em Deus, a certeza de que vale a pena sonhar e criar alternativas em vista da justiça e da paz para todos os povos e nações. Com alegria, vamos acolher entre nós a imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil!
(À medida que vai sendo entronizada a imagem, cinco pessoas, caracterizadas com as cores dos continentes - verde: África; vermelho: América; branco: Europa; azul: Oceania; e amarelo: Ásia -, vão distribuindo bandeirinhas brancas. Todos vão cantando e movimentando as bandeiras da paz)


Minh'alma dá glórias ao Senhor, meu coração bate alegre e feliz. Olhou para mim com tanto amor, que me escolheu, me elegeu e me quis. E de hoje em diante eu já posso prever, todos os povos vão me bendizer, O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim!

O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz. Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que diz. E quando os povos aceitam a lei, passa de pai para filho seu dom, das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus Pai, ele é bom!

Minh'alma dá glórias ao Senhor, meu coração bate alegre e feliz. Olhou para mim com tanto amor, que me escolheu, me elegeu e me quis. O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar, o pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará.

O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz. Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que diz. Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter pra comer; quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá.

Minh'alma dá glórias ao Senhor, meu coração bate alegre e feliz. Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz. Aos nossos pais Ele um dia jurou, Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor. Bendito seja o Senhor!

15. BENÇÃO
Animador(a): Chegamos ao fim de nossa Vigília Missionária em preparação ao Dia Mundial das Missões, mas vamos manter acessas as luzes em nossos corações, luzes de esperança, alegria, despojamento, humildade, coragem, ânimo, mantendo nossa vocação de sermos discípulos missionários e discípulas missionárias na messe do Senhor. Queremos rezar constantemente para que o Dono da messe continue enviando operários e operárias para servir e ajudar a construir um mundo de justiça e paz.
(Segue a bênção final e um canto de louvor e ação de graças)

O Senhor te abençoe e te guarde.
O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja propício.
O Senhor volte para ti o seu rosto e te dê a paz.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Postar um comentário

0 Comentários